segunda-feira, 23 de maio de 2011

Está chegando a maior festa de Guaratuba... Festa do Divino!

A Festa do Divino, essencialmente católica, foi criada pela rainha de Portugal Dona Isabel no século XIII.  Essa festa tem por motivo  homenagear a descida do Espírito  Santo aos apóstolos, 50 dias (Pentecostes) após a Páscoa (Festa da Ressurreição de Cristo). Na época em que o Brasil era colônia, a Festa do Divino já era comemorada com muita alegria e devoção pelos colonos daqui.
A Festa do Divino tem muitos símbolos,cada qual com seu significado, entre  eles, as bandeiras branca e vermelha. A branca significa a Santíssima Trindade ( Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo), a cor vermelha é em menção somente ao Espírito Santo.Essas bandeiras circulam por toda a cidade, levadas pelo casal festeiro e acompanhadas por um grupo de foliões, que são músicos locais e que tocam  esses instrumentos: viola, tambor e rabeca.  Enquanto percorrem pela cidade, vão pedindo donativos  as pessoas das casas e  vão cantando esse verso:

"O Divino Espírito Santo,
 em vossa casa chegou,
 veio vos pedir uma oferta,
 que o festeiro mandou."
Outro símbolo visto é a figura do Espírto Santo em forma de uma pombinha branca, representada em esculturas, pintada ou estampada em camisetas, folders, painéis...
Aqui em Guaratuba , a Festa do Divino é realizada na 2ª quinzena de julho, coincidindo com as férias. É uma festa marcada por muita alegria, comida em abundância, música, jogos e brincadeiras. Aliás, essas características da festa respeitam a tradição de quando foi criada,  uma festa voltada para celebrar e agradecer a fartura e aos bons tempos que Deus nos dá. É tempo de muitas expectativas pelos moradores, pelas crianças e principalmente pelos comerciantes também.
Todos aguardam ansiosamente por essa grandiosa festa, não somente os moradores aqui da praia, mas bem como, outros visitantes que aqui vem para apreciar o mar e a nossa famosa Festa do Divino com alegria e fé.


Foliões e o casal festeiro- 2010 segurando as bandeiras branca e vermelha na missa de abertura da Festa do Divino.
Dança de abertura da Festa do Divino- 2010 ( Esq. para direita acima: Eduarda, Verônica e Roberta, esq. para direita abaixo: Beatriz, Angélica e Ana). 

Nota-se a formação da figura do Espírito Santo no centro do coração, símbolo principal de fé e da festa.

Um comentário:

  1. Belo Blog Alessandra, parabéns! Gostaria de saber se vc pode me disponibilizar uma foto da Igreja (não a Matriz Histórica, e nem a atual) aquela que foi construída depois da demolição da casa paroquial, me recordo que era toda meio amarelada, etc. Grato Daniel (danielmaura@gmail.com)

    ResponderExcluir

Deixe o seu recadinho!