domingo, 7 de agosto de 2011

Vocações na bíblia:
Vocação de Abrão (Gn. 12,1-9)  Vocação de Moisés (Ex. 3,1-15)  Vocação de Samuel (1Sm 3,1-21) Vocação de Isaías (Is. 6,1-10)  Vocação de Maria (Lc 1,26-38)   Vocação de Pedro (Jo. 21,15-19) Vocação de André, Simão, Tiago e João (Mc. 1, 16-20)  Vocação de Paulo (At. 9,3-22)
Explique os tipos de vocação e encaminhe a seguinte atividade:
Vocação significa “chamar”. Sendo assim, Deus chama a mim, a você, ao nosso grupo, nos convidando ao serviço, à doação, à entrega. Nesse chamado, o que Ele mais quer é que nós estejamos junto d'Ele, de Seu Filho Jesus e do Espírito Santo, participando do amor dessa Família do céu e da nossa comunidade.
               Seja para constituir família, viver exclusivamente para Deus ou para doar a vida por uma missão, todos os cristãos possuem uma vocação. Ela é o chamado do Pai, cuja finalidade é a realização plena da pessoa humana. É um gesto gracioso do Senhor que visa a plena humanização do homem. É dom, graça, eleição cuidadosa, visando a construção do Reino do Céu. Vocação laica- nós leigos, ministério ordenado homens e mulheres religiosos.
O que é ser missionário?
A palavra missão significa "enviar". É Jesus quem nos envia, como Ele mesmo falou: “Vão e façam meus discípulos todos os povos, ensinando a respeitar tudo o que vos ensinei” (cf. Mt 28,19-20 Podemos concluir que vocação e missão não são a mesma coisa, mas elas estão muito ligadas, sendo consequência uma da outra.
Ser missionário é anunciar que Deus é amor, assegura Bento XVI.
Ser missionário faz parte da identidade cristã . Mt 9,32-38.
Encaminhamento da atividade:
1º, 2º e 3º ano da catequese:
Em cartolina peça aos seus catequizandos colar figuras de famílias procurando em revistas, fotos , desenhos,a sagrada família, escrever mensagens, palavras que expressem tudo de bom que vem de uma família, Estimule eles a deixarem tudo bem colorido, que visualmente o trabalho deles lembre alegria e amor.
Veja uma parede bem grande da sua paróquia aí na catequese , pois esses trabalhos deverão ser expostos todos juntos formando um grande painel com todas as turmas, fica muito lindo , chama bastante atenção, pois fica enorme! A intenção é essa, as pessoas param pra olhar!
1º e 2º ano de crisma:
Em cartolinas,  coloque todos os nomes dos catequistas que dedicam seu tempo a Deus na sua paróquia , em letras grandes  e bem bonitas, escreva mensagens de otimismo, agradecimento, admiração,...  use a criatividade! Dia 28 de agosto é o dia do catequista! Veja versículos apropriados e faça a sua homenagem ser vista por todos e principalmente pelo seu catequista! Toda a comunidade vai gostar e seu catequista também!
3º ano de crisma:
Entreviste os padres e as irmãs que trabalham na sua paróquia!Em grupo selecionem as perguntas que irão fazer a eles: nome completo, idade, data de sacerdócio, paróquia do coração, nome dos pais, quantos irmãos, como foi seu chamado,melhor momento, pior momento, um fato engraçado, santo de devoção,... e muitas outras! Coloque tudo em cartolina!
Agora coloque todos esses trabalhos juntos, de todas as turmas formando um painel gigante!Vira uma exposição do mês vocacional!
Espero que tenham gostado da ideia! Não esqueçam de tirar muitas fotos!Essa ideia estamos aplicando aqui na  paróquia e colocarei as nossas fotos mais tarde! Beijo e até mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recadinho!