domingo, 7 de agosto de 2011

São Canísio


São Pedro Canísio-  Padroeiro dos catequistas.
 dia do catequista 28/08
Por Alessandra Hopfer Toniolo.
São Pedro Canísio nasceu na Holanda em 1521. Filho do prefeito de Nimega, teve a possibilidade de frequentar ótimas escolas, como a de  direito canônico e a  de direito civil .
Na cidade de Colônia, o jovem advogado  gostava de passear pelo mosteiro de Cartuxos  e ninguém suspeitava que  através da leitura do livro de exercícios espirituais de Santo Inácio, uma reviravolta decisiva encaminharia São Pedro Canísio a Companhia de Jesus.
A  ele se deve a publicação das obras de São Cirilo de Alexandria, de São Leão Magno, a de São Jerônimo e outras.  Viveu em pleno clima de reforma e de contra- reforma. Tomou parte ativa no Concílio de Trento como conselheiro do papa. Destacou-se pela sua cultura teológica, pelo seu zelo e operosidade, mas também pelo espírito pacífico e conciliador. Santo Inácio chamou-o para ensinar teologia em Bolonha e mais tarde na Alemanha, onde por 30 anos, na qualidade de superior provincial infundiu suas melhores energias em uma época tão difícil operada pela reforma protestante.
Como escritor não se dedicou somente as obras de erudição, mas também e sobretudo as catequéticas, adaptando o ensino a capacidade dos pequenos e dos grandes.
Morreu em Friburgo em 21 de dezembro de 1597, ocupando seus últimos anos de vida em orações e penitências.
                   São Pedro Canísio- padroeiro dos catequistas- rogai por nós!
Adaptado do livro: Um santo para cada dia. Mario Sgarbossa e Luigi Giovannini. Edições Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recadinho!