Métodos

Métodos ou Modelos de Catequese
"A minha vida inteira não foi mais que uma longa busca de Deus."
  Abra seu coração e sinta:
- Catequese ligada à VIDA.
- Vida que evolui no tempo e no espaço.
- Métodos também tem que variar.
- Catequista tem que se adaptar e estar muito seguro do objetivo:
Preparar o Catequizando para integrar a religião à vida do dia-a-dia, sem sofrer maiores impactos.

Comprometimentos

- Qualquer que seja o método de catequese, ele deve levar o catequista e os catequizandos a assumirem compromissos com DEUS, com a IGREJA e o MUNDO.
- A FÉ sem obras, sem compromissos, é morta! Daí a catequese deve CONVENCER e PREPARAR o catequizando, fazendo-o vivenciar a assumir compromissos com a  igreja de Cristo;
- Compromisso com a IGREJA.
- Se quisermos seguir CRISTO é preciso saber o que ELE quer e desconfiar sempre do que nós ACHAMOS...
- Partindo do que revela a BÍBLIA, onde Deus se apresenta como Pai e nós como filhos seus portanto - difícil admitir que cada um viva sua vida em relação a Deus e aos irmãos sem ORGANIZAÇÃO (para nós: Igreja)

E o mundo?
- O mundo sempre esteve sujeito a mudanças, a evoluções.
- Hoje essas mudanças são mais rápidas e o CATEQUISTA também está convocado à contínuas mudanças, contanto que conserve o que é fundamental (a Boa Nova de Cristo), a capacidade de diálogo (com o mundo, sem sacrificar o fundamental).
_ Inteirar o mundo e a vida da criança  na catequese e vice-versa.
- A GRANDE PERGUNTA É: Qual o modelo de catequese é o mais adequado para hoje? Que tipo de catequistas precisamos?

(Reflexão para o Catequista)
Procure situar o método em que  você está seguindo... Procure ver se ele está atendendo ao objetivo da Catequese: aos poucos as crianças começam a apresentar ansiedade em entender,  viver,saber e conhecer os ensinamentos de Cristo, gostam de vir para catequese , se sentem felizes , amadas e bem- vindas dentro da igreja ,participam opinando e questionado o assunto abordado, começam a se interessar em participar da missa sem ser imposto e a participar de atividades da igreja pois a fé & oração & amor por Cristo começam a fazer parte da sua vida como necessidade , no começo ,as crianças pequenas gostam de apenas estar lá , na igreja, na missa, catequese e outras atividades sem saber muito como explicar, apenas gostam desse ambiente acolhedor. Aos poucos vão vendo e relacionando que é o fato de estarem próximas de Deus, aprendendo, vivenciando os seus ensinamentos e aplicando no seu dia -a -dia é que os deixa tão bem consigo mesmos , com a comunidade em comunhão com Cristo pois vivem a palavra do Senhor com alegria e amor.
Que tipo de catequista você é? - Veja as características do catequista nos diversos métodos...
Como trata o catequizando? O que exige dele? Será que você o está preparando para a vida? Para ser um bom cristão? Para ser "pedra viva" da Igreja? Irmão de todos os seres humanos?
Encontra-se suficientemente seguro quanto ao conteúdo doutrinário? Quanto à pedagogia a utilizar? Quanto ao aproveitamento da Bíblia na catequese? Quanto ao diálogo com o mundo?Promove a criatividade com a palavra do Senhor para atrair, conquistar seu catequizando?

Modelos de catequese:
- Modelo Doutrinário
- Modelo Psicológico
- Modelo Escolar
- Modelo Existencial

Não nos interessa tanto saber se esse ou aquele método foi ou não foi pedagógico e adequado. Para cada tempo procura-se o método que mais adequado seja.
Hoje, sem dúvida, o método chamado EXISTENCIAL (assim denominado pelo profundo intercâmbio que se deve conseguir do catequizando com DEUS, A IGREJA e o MUNDO) parece o mais adequado.
O catequista nunca deve perder de vista o OBJETIVO DA CATEQUESE: Preparar o catequizando para integrar a religião à vida do dia-a-dia... Ser um bom filho de Deus, uma "pedra-viva" da Igreja e Irmão de todos os seres humanos.

Modelo Doutrinário
    PRINCÍPIOS:

- especial apego à Bíblia ;
- decorar textos, respostas;
- preza a clareza e segurança - as verdades não podem ser discutidas; objetivo básico é convencer;
- exemplos bíblicos e vida dos santos são importantíssimos;
- a catequese nem sempre se liga à vida;
- resposta ao protestantismo.

CATEQUISTA:

- é um professor e um expositor ;
- exige ordem, disciplina, silêncio imposto;
- ar de seriedade;
- aprendizagem à base de decoração;
- todos os textos iguais e sempre os mesmos;
-Aulas expositivas, a religião vira  mais uma matéria;

CATEQUIZANDO:

- é mero receptor; está vazio e a catequese deve preenchê-lo com idéias e conceitos;
- preste atenção para entender bem e prestar contas;
- não é sujeito mas objeto da catequese ;

MÉTODO:

- dedutivo-expositivo, indiferenciado; formulário para todos
- programa pré-determinado;
- pouco dado à Bíblia, mais de saber religioso, controlado pela autoridade eclesiástica;
- fidelidade ao depósito da fé .

Modelo Existencial
 ( esse é o que a Igreja indica como o método mais qualificado)
   PRINCÍPIOS:
- educação da fé voltada à vida ;
- importância dos aspectos psicológicos;
- catequese vê a situação do homem;
- catequese que acentua a necessidade de libertação como acentua Cristo no evangelho ;
- denúncia as múltiplas opressões;
- encara o homem concreto; Deus fala da vida do povo. Revela-se na história.

CATEQUISTA:

- testemunha qualificada de Cristo;
- ajuda o catequizando a viver a Palavra, colocando-o à serviço de Deus e do próximo;
- utiliza-se da psicologia, da didática e da sociologia;
-evangeliza com criatividade sem perder o foco: Cristo;
- conhece bem a realidade sócio-política-cultural do povo.

CATEQUIZANDO:

- catequizandos são acolhidos e respeitados naquilo que são: na vida familiar, individual e social,
- cultural, habilidades práticas, fantasia, criatividade
- atende-se sua vida concreta, aspirações e experiências.

MÉTODO:

- antropológico: valoriza as pessoas e as comunidades;
- promove experiências concretas de fé, esperança e amor;
- valoriza todas as fontes de catequese (criação, história, bíblia, liturgia, visão eclesial).
- atende mais às capacidades de cada educando e comunidade ;
- é permanente: propõe fé para todas as idades e situações de vida.
- encara o homem concreto; Deus fala da vida do povo. Revela-se na história

Modelo Escolar
    PRINCÍPIOS:
- continua acentuando as verdades das quais o catequizando é receptor
- aprofunda e defende os dogmas e as verdades
- Pio X torna a catequese mais sistemática com mais frequência aos sacramentos
- debelar a ignorância religiosa, principal mal moderno
- predispor a criança para receber bem os sacramentos
- escola, a grande aliada da catequese

CATEQUISTA:

- tem que ser hábil didata, como todo professor
- deve testemunhar com a vida o que fala
- deve ser bem relacionado com os catequizandos (alunos de catequese!)
- conhece bem sua psicologia e as necessidades dos catequizandos

CATEQUIZANDO:

- catequizando tem dever de aprender assimilar e viver a doutrina;
- deve participar das atividades através de cantos, pesquisas, desenhos, empenho na caridade ;
- é receptor de instrução de catequista, que sabe! Não caminham juntos...

MÉTODO:

- intuitivo: procura despertar a verdade através de elemento perceptivo;
- é gradual, subdivide os programas;
- ativo, suscita interesse;
- marcado ainda por "noções";
- catequese = aula
- catequista = professor (a)
- catequizando = aluno (a)

Modelo Psicológico
 
 PRINCÍPIOS:
- começou a ser utilizado mais no começo do século XX;
- atende mais às necessidades das pessoas; mais ligada à vida;
- utiliza imagens, desenhos, estórias, histórias, lendas;
- as celebrações litúrgicas e a Bíblia são mais valorizadas;
- a verdade abstrata é apresentada através de Fatos Bíblicos e Liturgias .

CATEQUISTA:

- explicitador da mensagem, mas sempre muito fiel às fontes da revelação e  da liturgia ;
- educador respeitoso, atento aos ensinamentos reais e das concretas capacidades dos educandos;
- usa mais a psicologia e já torna a catequese mais atraente.

CATEQUIZANDO:
- não é somente um recitador de conceitos e fórmulas, mas participa;
- respeitam-se seus interesses, gostos, carismas, inclinações pessoais;
- mas, quanto ao conteúdo, permanece passivo.

MÉTODO:
- indutivo , sensível ao mundo concreto;
- método psicológico, porém rígido, esquemático, previsto ;
- acento recai sobre a criança e suas exigências;
- parte do concreto para o abstrato;
- usa recursos bíblicos, litúrgicos;
- aplicado à vida e com síntese.

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